terça-feira, 30 de agosto de 2016

Alunos realizam visita na antiga estação ferroviária Ubatã!

HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada. 

Após a visita na antiga estação, realizamos um piquenique ao ar livre, em um local onde os alunos pudessem de divertir junto a natureza, e assim conhecer a história da ferrovia.

 































 





Projeto Gravidez na adolescência!



A gestação durante a adolescência é um tema de extrema relevância, uma vez que vem aumentando sua incidência no Brasil e apresentando uma série de repercussões como o abandono escolar, isolamento social, a interrupção dos estudos de forma temporária ou definitiva, a instabilidade emocional, além da união estável e imatura com o parceiro. Pensando nisso as professoras Fabíola e Fabiana iniciaram o projeto, como forma de contribuir e melhorar com as informações sobre sexualidade e gravidez na adolescência. No dia 25/08/16 os alunos tiveram uma palestra sobre o tema e posteriormente foram convidados a participar de uma atividade na qual deveriam cuidar individualmente ou em grupo de uma ave (um frango) durante uma semana. A ideia da atividade é que os alunos assumam a responsabilidade e tenham os devidos cuidados com a ave até o momento do relato, que será em sala de aula.

 











Projeto Diversidade e Cultura

O projeto tem como objetivo mostrar aos alunos que o povo brasileiro é resultado de uma diversidade de sons, de cores, de normas, de valores que, ao se misturarem nos deram este Brasil ritmo, este Brasil sensibilidade e ação, um Brasil acima de tudo sincrético, miscigenado com seu tempo e sua história. Como forma de levar ao conhecimento dos alunos sobre a cultura cigana no dia 23/08/16 a convite das professoras Angela e Fabiana recebemos em nossa escola a visita do cigano Matheus que falou aos alunos sobre a cultura, quebrando assim os tabus que existe em torno de seu povo.

Neste projeto buscamos resgatar essa cultura tão presente em nosso país, porém tão desconhecida por muitos.