sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CRÔNICA DO EMI CAZZAMALI REPRESENTARÁ SANTA CECÍLIA NA ETAPA ESTADUAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Parabéns Rafael Smekatz Simão! Sua crônica "E ai! Será que neva ou faz sol na terra da Madeira?" foi selecionado na Comissão Municipal e representará Santa Cecília na etapa ESTADUAL da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014. Parabéns Rafa!


E AI! SERÁ QUE  NEVA OU FAZ SOL NA TERRA DA MADEIRA?
Por Rafael Smektz Simão

            Era uma manhã agradável de outono... Segundo um típico costume de todo o bom serrano, assim que acordei, liguei o rádio. “Entre vaneiras, chamamés, xotes e milongas... O rádio é indispensável, pois sempre nos dá a previsão do tempo. E em uma cidade pequena como Santa Cecília, onde quase tudo se faz a pé, saber se vai chover ou não é fundamental”.
           De repente, a programação campeira da manhã é interrompida pela vinheta: “Como vai o tempo? E a temperatura”? Em qualquer outra emissora de rádio da região, entraria neste momento o Ronaldo Coutinho – meteorologista da EPAGRI – que faria a, já clássica, previsão:
            - E o tempo apresenta-se bom, com aberturas de sol e possibilidade de pancadas de chuvas.
            Acontece que a partir daquela manhã, a previsão do tempo na terra da madeira jamais seria a mesma! Nos microfones da rádio uma figura divertidíssima das ruas de Santa Cecília: o Gariando. Um jovem especial que anda pelas ruas e praças da cidade arrancando risos das pessoas com suas fantasias sempre temáticas e sua gaita sempre animada pulando, dançando e cantando a todo pulmão:
            - “Tá gariando lá fora! Tá gariando lá fora...”
            O Gariando, naquela manhã de abril, assumia o lugar de meteorologista. Era o garoto do tempo numa das emissoras de rádio mais ouvidas da cidade:
            - Pois é pessoal! Podem ir tirando os pelegos do armário que a neve já “” chegando... E enquanto ela não chega, “vamo que vamo que tá gariando lá fora”!
     O difícil é acreditar na previsão de neve para um dia com uma ensolarada manhã de outono, céu limpo e o vento soprando suave... O engraçado era as pessoas, ao longo do dia, comentar a previsão do Gariando.  Algumas levando na brincadeira, enquanto outras até encontravam certo fundamento na previsão, um tanto particular, dessa singular figura de Santa Cecília.
            “E ai! Será que neva ou faz sol na terra da madeira?”

PARABÉNS RAFA!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário