sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O FRIO SERRANO

Por Rubia Lima de Gois

Chega junho na pequena Santa Cecília! E com ele a certeza de que o frio se aproxima. Frio que obriga os serranos a preparar lenha para mais um rigoroso inverno. Eucalipto, bracatinga ou imbuía aquecem o fogão e o coração do povo desta terra.
Com o frio, chegam tímidos alguns poucos turistas. Neste pedaço da Europa Brasileira, buscam o aconchego e a hospitalidade. Ao deixarem os modestos hotéis pela manhã se encantam com um manto branco que encobre a cidade – é a geada tão comum aos olhos cecilienses!
A geada fria e suave encanta nativos e forasteiros. Mais que depressa este momento único é eternizado em fotos, que lotam redes sociais e circulam Brasil a fora, levando a beleza  ceciliense  a outros olhos!
Mais belas e encantadoras que a geada em terra serrana, apenas as prendas, que como flores a enfeitar o jardim, enfeitam esta terra úmida e fria. Com o seu bailar em vaneras e fandangos conquistam os turistas, que já seduzidos pelo frio e pelo roncar das cuias de chimarrão resolvem aqui ficar.

E como são recebidos?Como seres dignos do mesmo chão e do mesmo sol. E nesta terra onde todos se juntam em uma roda de chimarrão, percebe-se que o dia pode ser de frio, mas aquecido pelo fogão a lenha e pelos reflexos do sol sobre cada lugar, pode-se viver a alegria que se vê estampada em cada rosto. 


CRÔNICA escrita pela aluna Rubia Lima de Gois para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário